A gente escreveu esse texto hoje para tirar um grande peso das suas costas!
Você não precisa salvar o oceano inteiro! Já ouviu falar que “uma andorinha só não faz verão”? Pois é, a verdade é que não seríamos nada sem os coletivos e as redes de apoio.
Acontece que muita das vezes, a gente acaba sofrendo da Síndrome do Herói. Já sentiu algum desses sintomas?
- Achar que tem todas as respostas
- Achar que é o único que pode resolver os problemas
- Sentir necessidade de sempre ter a última palavra
- Estancar conhecimento
- Não confiar no ecossistema
- Não aceitar errar ou erros de outras partes
- Procurar sempre um vilão para combater
- Tomar decisões sozinho
- Acreditar no antigo modelo de comando e controle
Talvez você reconheça algumas dessas características em você ou já deve ter se deparado com alguém assim. Esse heroísmo pode gerar altas cobranças e mais te atrapalhar do que ajudar.
→ A real é que você não precisa salvar o mundo sozinho ou sozinha, acreditamos em uma liderança baseada na confiança, na colaboração e na vulnerabilidade. ←
Acreditamos que para fazermos uma diferença significativa para o futuro dos oceanos precisamos de uma liderança real, porque os superpoderes só existem nas histórias em quadrinhos. Vamos falar mais sobre isso?
Mas então, como podemos colaborar? Como cocriar uma rede de apoio para que os nossos e outros projetos possam desenvolver juntos?
Existem várias soluções, mas não há respostas prontas e fáceis para isso. Colaborar não é uma tarefa simples e não queremos pregar uma ditadura da colaboração aqui, você não precisa colaborar com todo mundo, se envolver em vários projetos ou coisas do tipo. Às vezes um projeto solo atinge os objetivos esperados e o impacto desejado, e você pode estar colaborando com o ecossistema de uma outra forma.
Mas se o seu interesse for de fazer mudanças em coletivo, segue uma lista de conteúdo que pode te ajudar a desenvolver esse tipo de liderança:
- Liderança na era da complexidade: Do herói ao anfitrião
- Colaboração: O que é? Qual a importância e como evoluir?
- Importância da colaboração para o sucesso nos negócios
Se quiser saber mais…
A Bloom tem duas jornadas em que trabalhamos e desenvolvemos essas habilidades nas lideranças para a ciência do mar:
- Jornada Motriz de desenvolvimento pessoal e profissional para pessoas ligadas à conservação do meio ambiente e às ciências do mar.
- Colaboramar, jornada coletiva para desenvolver e discutir caminhos para desenvolver a colaboração para criar o oceano que queremos para o futuro.